DOENÇA DE LYME BRASILEIRA OU SÍNDROME DE BAGGIO-YOSHINARI (DOENÇA DO CARRAPATO)

Doença que acomete as articulações, pele, sistema nervoso, coração, etc

Por Prof. Dr. Izaias Pereira da Costa
·

O que é a Doença do Carrapato?

É uma doença/síndrome transmitida através da picada do carrapato, que pode ser a estrela (Amblyomma) ou de cachorros (Rhipicephalus sanguineus), que causa acometimento das articulações, da pele, do sistema nervoso, coração, etc.

 

Quais são os sintomas?

O mais frequente é a lesão da pele, que se inicia no local da picada, torna-se vermelha e com o crescimento da circunferência, conhecida como Eritema migratório crônico. Depois, se não tratada, pode aparecer em outras partes do corpo, com as mesmas características, porém menor.

Também ocorre dor e inflamação nas articulações das mãos, punhos, joelhos e tornozelos, por exemplo. Nos casos mais tardios, pode acometer o sistema nervoso, causando meningite e/ou polineurite.

 

 

Como é feito o diagnóstico?

São utilizados critérios clínicos (como os sintomas citados acima) e epidemiológicos (ter tido contato direto com carrapatos, se esteve em área rural ou se teve contato com animais infestados). Com exames de sangue específicos positivos, pode-se confirmar o diagnóstico.

 

Como é o tratamento?

Nas formas iniciais o tratamento é feito com antibiótico oral e, nas formas mais graves, com antibiótico endovenoso por tempo prolongado. 

 

        

                     

    (Borreliomia pós tratamento)